quarta-feira, 23 de maio de 2007

REFLETINDO SOBRE O USO DOS BLOGS

Refletindo sobre as tarefas oferecidas pela oficina de blogs, onde criamos e configuramos estes, percebi que através deles passamos pelo Ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição, pois inicialmente precisamos planejar nossa ação pensando como vamos organizar o blog para deixa-lo a nosso gosto. Depois visualizamos para ver se esta de acordo com nossa idéia e nesse momento refletimos sobre a ação comparando os resultados. Em seguida identificamos erros e procuramos pensar sobre possíveis modificações visando melhorias. Isso vai acontecendo a cada novo recurso que inserimos no blog. E quando conseguimos atingir nosso objetivo, o blog ficar da maneira como desejamos, o efeito desejado dar certo, sentimos uma satisfação intensa e desejamos fazer mais, descobrir mais e mais sobre esta ferramenta que tanto nos atrai.



"A análise da tarefa de programar o computador tem permitido identificar diversos passos que o usuário realiza e que são de extrema importância na aquisição de novos conhecimentos (Valente)"


"Quando o aluno "ensina" o computador, o computador passa a ser uma máquina para ser ensinada, propiciando condições para o aluno construir o seu conhecimento.(Valente)"




"O processo de achar e corrigir o erro constitui uma oportunidade única para o aluno aprender sobre um determinado conceito envolvido na solução do problema ou sobre estratégias de resolução de problemas. O aluno pode experimentar alterar o conteúdo ou as estratégias e verificar se essas alterações são mais ou menos efetivas na busca da solução do problema. O aluno pode também usar seu programa para relacioná-lo com seu pensamento em um nível metacognitivo. Ele pode analisar seu programa em termos da efetividade das idéias, estratégias e estilo de resolução de problema. Nesse caso, o aluno começa a pensar sobre suas próprias idéias.(Valente)"


Ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição:
Fonte:http://www.sbbq.org.br/revista/arquivos/1-valente.gif





2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Que bom que esta atividade te proporcionou ampliar a reflexão sobre este tema.

Muitas vezes uma tarefa aparentemente mecânica, possibilita a formação de conceitos e a reflexão sobre a própria ação.

As escolas tendem a discriminar um pouco as atividades aparentemente mecânicas como a arte e a educação física. Um erro corroborado por muitos professores, também.

abraço!

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта eliane-soares.blogspot.com