domingo, 3 de junho de 2007

OS BLOGS DOS GRUPOS.

Analisando os blogs dos grupos percebi que o trabalho veio a enriquecer nossa bagagem de conhecimento , pois através deles tivemos a oportunidade de explorar novos recursos oferecidos pelas tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem. Cada grupo pesquisou e se aprofundou sobre um determinado recurso utilizado na Internet.
O grupo que pesquisou sobre o Bubbleshare nos levou a refletir sobre o uso deste serviço de compartilhamento de fotos na educação, enfocando que o mesmo representa um ótimo recurso pedagógico, pois proporciona aos nossos alunos a divulgação de seus trabalhos de forma ilustrativa, compartilhando com outros alunos em diferentes locais no mundo. A escola abre as portas para um ensino virtual, a educação, o conhecimento não tem fronteiras. Quanto ao visual do blog está bem simples, o grupo se limitou a postar as atividades solicitadas pela oficina.

O grupo que estudou sobre Flickr fez um tutorial bem específico sobre o assunto, ficou bem claro sobre o uso deste recurso e sua aplicabilidade. Achei bem interessante, pois através dele poderemos ter uma grande número de fotos e imagens arquivadas on-line, para que possamos utilizá-las quando acharmos necessário.

O grupo que estudou sobre Google Docs elaborou um tutorial bem claro a respeito do aplicativo, o qual já conhecia, pois utilizo para digitação de meus rascunhos em trabalhos do curso. Ele possibilita que se comece um trabalho em um determinado local e continue escrevendo em outro, basta estar conectado. É como se estivesse escrevendo em um editor de texto igual ao Word, com recursos semelhantes para formatação do texto, como também criar planilhas no editor de planilhas. Isso me atraiu bastante. Era o que eu queria, pois até o momento salvava meus documentos em disquete e levava para o trabalho onde iria continuar a escrevê-los. Durante a prática do projeto de aprendizagem alguns alunos também usaram este recurso, pois os textos que escreviam não estavam seguros no micro, poderiam ser excluídos por outros usuários. Usando o Google docs, isso não iria acontecer , seus textos estariam on-line e protegidos por senhas. Uma novidade que não sabia e aprendi através do trabalho do grupo foi o fato de poder usar o Google Docs para escrever postagem e enviar direto para o blog. Muito proveitoso este trabalho. Enquanto escrevia esta postagem me surgiu a idéia de usar o Google docs para escrever o TCC e compartilhar com o professor orientador para que ele acompanhe a nossa produção de forma mais próxima, sem precisar estar enviando e-mail com arquivos anexos. Este é um ótimo recurso para ser explorado pelo professor na escola.

O grupo que pesquisou sobre Mapas Online apresentou vários mapas nos proporcionando uma verdadeira aula de Geografia através de mapas. O trabalho ficou muito bom, os tutoriais ficaram bem claros com explicações detalhadas de como trabalhar com estes recursos e inseri-los em nossos blogs.

Analisando o blog do grupo sobre Orkut percebi que o mesmo nos faz refletir sobre o uso do Orkut na educação, que não podemos deixar de conhecê-lo, de explorá-lo, pois os alunos já o utilizam em grande escala e de acordo com pesquisadores no assunto a divulgação de dados pessoais no Orkut pode prejudicar a vida de muitos adolescentes. Neste sentido vemos a necessidade de conduzir o uso do Orkut de forma educativa, explorando recursos onde alunos e professores possam trocar conhecimentos interagindo em comunidades. Divulgando através de textos, vídeos e imagens suas aprendizagens, momentos edificantes do cotidiano. Algumas escolas proibiram o acesso do Orkut no laboratório de informática através de programas que bloqueiam certos sites. Será que está alternativa pode contribuir para o crescimento do aluno? Eles vão continuar usando em outros locais, sem que alguém lhes indique os riscos que estão correndo, os erros que estão cometendo. E a escola lavará suas mãos, como Poncius Pilatos fez no ato da Crucificação. Gostei muito deste assunto.

O grupo que estudou sobre Quadrinhos-HQ também contribuiu para o conhecimento de mais um recurso oferecido pelas TIC na educação. Com certeza, o uso de histórias em quadrinhos pode desenvolver no aluno sua criatividade e o gosto pela leitura, construindo conhecimento. Mais um recurso para enriquecer as aulas, torná-las mais atrativas e despertar no aluno o desejo de aprender. O tutorial criado pelo grupo está muito bem explicado o processo de uso do recurso Stripcreator para criar historinhas em quadrinhos. O mesmo representa um ótimo recurso pedagógico no desenvolvimento da aprendizagem.

O trabalho sobre Thumbstacks oferecido pelo grupo 9, também nos revelou mais um recurso da Internet para a criação de slides. Como os outros nesta mesma linha pode ser bem explorado na educação de forma a contribuir para que alunos e professores divulguem seus trabalhos na Internet.

O grupo que está pesquisando sobre o Toufee procurou postar explicações detalhadas a respeito do mesmo, ficou compreensível, mas faltou a postagem de um exemplo criado no recurso, pois através do exemplo podemos compreender melhor como ele é usado. Visitei a página indicada pelas colegas do grupo e abri um exemplo. Achei o recurso bem interessante, fiquei curiosa a respeito.

O grupo que apresentou sobre Youtube explicou com detalhes a respeito deste recurso, não ficou dúvida sobre sua aplicação, inclusive apresentou um exemplo de um vídeo encontrado no Youtube. Já conhecia este recurso, inclusive já usei com meus alunos. Durante a prática do projeto de aprendizagem, alguns alunos colocaram vídeos referentes ao assunto de seus projetos no wiki. Estou fazendo uma coleção de vídeos retirados do Youtube para uso na educação. Já encontrei vários vídeos interessantes.

Nenhum comentário: